Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem

2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 47; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342013000200010

ISSN

1980-220X

Autores

Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt, Maria da Graça Oliveira Crossetti,

Tópico(s)

Education and Critical Thinking Development

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com aplicação de caso clínico a sete discentes de enfermagem para identificação de habilidades de pensamento crítico e suas justificativas. Foi realizada análise de conteúdo para processamento dos dados. Tem-se que seis participantes citaram análise, conhecimento técnico-científico e raciocínio lógico como habilidades de pensamento crítico importantes na identificação de um diagnóstico de enfermagem prioritário; a experiência clínica foi citada por cinco participantes; o conhecimento sobre o paciente e aplicação de padrões foram habilidades mencionadas por três participantes; o discernimento e perspectiva contextual foram habilidades referidas por dois participantes. Com base nesses resultados, observou-se a utilização de habilidades de pensamento crítico relacionadas às etapas do processo de diagnóstico de enfermagem. Concluí-se que a aplicação desse processo configura uma estratégia que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas de pensamento crítico.

Referência(s)