
Habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 47; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342013000200010
ISSN1980-220X
AutoresGreicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt, Maria da Graça Oliveira Crossetti,
Tópico(s)Education and Critical Thinking Development
ResumoO objetivo do estudo foi identificar habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com aplicação de caso clínico a sete discentes de enfermagem para identificação de habilidades de pensamento crítico e suas justificativas. Foi realizada análise de conteúdo para processamento dos dados. Tem-se que seis participantes citaram análise, conhecimento técnico-científico e raciocínio lógico como habilidades de pensamento crítico importantes na identificação de um diagnóstico de enfermagem prioritário; a experiência clínica foi citada por cinco participantes; o conhecimento sobre o paciente e aplicação de padrões foram habilidades mencionadas por três participantes; o discernimento e perspectiva contextual foram habilidades referidas por dois participantes. Com base nesses resultados, observou-se a utilização de habilidades de pensamento crítico relacionadas às etapas do processo de diagnóstico de enfermagem. Concluí-se que a aplicação desse processo configura uma estratégia que possibilita o desenvolvimento de habilidades específicas de pensamento crítico.
Referência(s)