Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Shakespeare no subúrbio: o carnaval na literatura e na aula de leitura

2005; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 44; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132005000100008

ISSN

2175-764X

Autores

Miriá Gomes de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo discute a teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin com o objetivo de apontar alguns de seus elementos em peças shakespeareanas e em processos interativos de aulas de leitura dessas mesmas peças em escolas públicas de ensino fundamental na periferia de Belo Horizonte, Brasil. Notamos a relevância do debate ideológico e formas de poder na literatura como uma oportunidade de ampliar a consciência crítica dos alunos e para criar uma "sala de aula subversiva". Salientamos também a relevância da perspectiva carnavalesca não como válvula de escape mas como um ponto de vista que pode ajudar a entender e que corporifica nosso sistema social.

Referência(s)