Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inovação de marketing em Instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1983-4535.2013v6n2p79

ISSN

1983-4535

Autores

Júlio César Ferro de Guimarães, Carina Vedooto Scheneider Coutinho, Gabriela Cristina Lain, Gabriel Sperandio Milan, Eliana Andréa Severo,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

Na perspectiva do contexto econômico das organizações, a inovação tem sido alvo de estudo de acadêmicos e empresários, pois apresenta a capacidade de transformar economicamente a situação de uma organização, já que esta é um fator que potencializa a competitividade. As organizações buscam inovações para que através destas melhorem sua performance. Estas inovações ocorrem em diversos setores da economia, como é o caso das Instituições de Ensino Superior (IES). Este setor de serviços cresce na medida em que a população aumenta a capacidade de consumo, o que é evidenciado na demanda por serviços educacionais, pois os profissionais necessitam estar com formação adequada às exigências do mercado. O tema central desta pesquisa é a inovação de marketing em IES, que prestam serviços educacionais de graduação e pós-graduação, na região denominada Corede Serra, a qual conta com 31 municípios, com uma das menores taxas de analfabetismo (2,66%) do Brasil. O maior município do Corede Serra é Caxias do Sul, situado na Serra Gaúcha, com 435.564 habitantes, no qual estão sediadas as três IES estudadas. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, descritiva, com escopo de estudo de casos múltiplos, que tem como objetivo identificar e descrever as inovações de marketing, ocorridas nos anos de 2010 e 2011. Os benefícios encontrados no estudo referem-se a melhoria na comunicação com alunos e fornecedores, bem como, a melhoria na qualidade de serviços de suporte, focadas no marketing de relacionamento.

Referência(s)