Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso

2000; Thieme Medical Publishers (Germany); Volume: 58; Issue: 3B Linguagem: Português

10.1590/s0004-282x2000000500023

ISSN

1678-4227

Autores

Sílvia Adriana Prado Bolognani, Paula Gouveia, Sônia Maria Dozzi Brucki, Orlando Francisco Amodeo Bueno,

Tópico(s)

Memory Processes and Influences

Resumo

Mesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.

Referência(s)