
A IMAGEM DA TEORIA E DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM FILMES: UMA ANÁLISE À LUZ DOS DEPOIMENTOS DOS ESTUDANTES
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5380/ce.v14i2.15626
ISSN2176-9133
AutoresCarmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva, Neiva Maria Picinini Santos,
Tópico(s)Film in Education and Therapy
ResumoO filme como estratégia de aprendizagem proporciona aos estudantes o conhecimento teórico-prático. Osobjetivos foram descrever as contribuições do uso do filme como estratégia de aprendizagem e analisar o significado dascontribuições do filme na aprendizagem do estudante de enfermagem. Pesquisa qualitativa em que os dados atenderam àanálise temática: pré-análise – leitura flutuante e recorrente; exploração do material – codificação; agrupar por semelhança;o surgir das unidades; tratamento dos resultados e interpretação; depoimentos articulados a autores que abordam atemática e ao referencial teórico – conceito, modos de operar a ideologia segundo Thompson. Como unidade temática ascontribuições e implicações da estratégia do filme na aprendizagem do estudante de enfermagem e os tópicos: o estímuloque conduz o estudante de enfermagem a exercitar o pensamento; a imagem da teoria e da prática de enfermagem; aintencionalidade do filme como estratégia de aprendizagem. Todos os sujeitos concluíram que o filme contribui na formação.
Referência(s)