Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jornal, saúde, doença, consumo, Viagra e Saia Justa

1999; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32831999000100006

ISSN

1807-5762

Autores

Fernando Lefèvre,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

A tese que pretendemos defender aqui, no que toca ao jornal como representante da mídia impressa e sua função, hoje, no Brasil, é que a relação de comunicação mantida pelo meio com seu leitor é essencialmente determinada pela relação social de consumo que o jornal, enquanto empresa comercial, mantém com o leitor em geral. Buscamos, por meio de um estudo de caso, argumentar nesta linha, tomando como objeto o segmento do jornal no qual são abordadas as questões da saúde e da doença, com vistas a indicar que, por extensão, a relação de consumo acaba contaminando, decisivamente, o próprio conteúdo e a visão de saúde e doença veiculada pelo jornal.

Referência(s)