Ensino de administração: por uma pedagogia para a mudança
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 12; Issue: 35 Linguagem: Português
10.1590/s1984-92302005000400009
ISSN1984-9230
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoOs conteudos de ensino de administracao implicam, penso eu, na problematica dos fins da administracao, de sua dimensao ideologica e, mesmo, de sua definicao. Penso que, antes de nos debrucarmos sobre a questao do conteudo, devamos em primeiro lugar nos perguntar se a formacao de administradores deve atender a mudanca das coisas ou a sua reproducao. E mais frequente que ela se centre na logica da reproducao, ja que as escolas de gestao sao ambientes conservadores e elitistas que formam administradores e teoricos que tenderao a reproduzir os mesmos modelos, os mesmos modos de pensar. Desde o primeiro ano, ja no discurso de boas vindas, os estudantes sao tratados como a elite, como os futuros lideres da sociedade. A falta de humildade parece-me perfeitamente fora de lugar e contradiz o ensino, nessas escolas, que afirma, e com razao, que de fato nao se pode formar lideres. Alias, muitos dirigentes considerados lideres o sao, na verdade, por hereditariedade de pai para filho. Essa logica de reproducao exprime-se tambem pela origem social dos estudantes. Mais de 90% dos estudantes das escolas de administracao sao filhos de familias abastadas e mais de 50%, filhos de homens de negocios, dirigentes ou altos funcionarios de empresas. O elitismo em uma democracia nao tem sentido, pois nao ha respeito a igualdade de oportunidades; tornase, dessa forma, a tirania de uma minoria sobre a maioria.
Referência(s)