Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Para um ensino de filosofia do caos e da força: uma leitura à luz da filosofia nietzschiana

2004; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 24; Issue: 64 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622004000300007

ISSN

1678-7110

Autores

Márcio Danelon,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

Pretende-se, com este texto, elaborar uma reflexão em torno do ensino de filosofia recuperando como ferramenta teórica/conceitual a filosofia de Nietzsche. Para isso, partiremos do conceito nietzschiano de filosofia deslocando-o para a temática do ensino de filosofia. Nesse cenário conceitual, iremos propor um ensino de filosofia cuja tarefa seja, num primeiro momento, a de instaurar o caos e o abismo na realidade humana como meios necessários para se forjar um homem forte. Num segundo momento, afirmaremos um ensino de filosofia que possa contribuir para a emergência daquilo que Nietzsche chamou de além-do-homem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX