Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1980-65742012000100004

ISSN

1980-6574

Autores

Rafael ̈Pombo Menezes,

Tópico(s)

Sports Performance and Training

Resumo

Há tempos os Jogos Coletivos Esportivizados (JCE's) são considerados ou analisados em função das partes que os compõem. Esse pensamento reducionista, caracterizado pelo comportamento linear entre o estímulo e sua resposta, vem passando por significativa mudança de paradigma, principalmente quando estão os JCE's no cerne da análise. O objetivo desta pesquisa é apresentar as relações e as contribuições existentes entre a mudança de paradigma, que passa a considerar a complexidade dos sistemas, e os métodos de ensino dos JCE's, considerando a aleatoriedade, a não-linearidade e a imprevisibilidade inerentes a esses.

Referência(s)