
Objetividade e aventura: Machado de Assis a partir do casmurro Sílvio Romero
2014; Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português
10.1590/s1983-68212014000100005
ISSN1983-6821
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoSílvio Romero, o leitor mais severo da obra de Machado de Assis, tornou-se conhecido no pensamento social brasileiro devido ao seu maior equívoco: decretar a irrelevância da obra de Machado. A investigação desse equívoco nos remete diretamente a uma compreensão dos pressupostos teóricos deste importante historiador da literatura, sua aproximação ao positivismo e naturalismo e às diretrizes políticas, estéticas e doutrinárias desenvolvidas pela "Geração de 1870". Deste modo, a crítica literária de Sílvio Romero sobre a obra de Machado de Assis nos permite tanto lançar luz às redes de sociabilidade artística/intelectual no Brasil do final do século XIX, como ainda descrever os modelos de intelectual e artista considerados por ele adequados ou não diante do processo de formação racial brasileira.
Referência(s)