Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Das relações entre educação e psicologia na perspectiva de uma educadora

2012; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572012000200018

ISSN

2175-3539

Autores

Laurinda Ramalho de Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a visão de uma educadora sobre as relações entre Psicologia (como ciência e como profissão) e Educação, nos cinquenta anos em que atuou nos vários segmentos do ensino: ensino fundamental, médio e superior. Situa como eixo para discutir essas relações o Grupo de Trabalho (GT) Psicologia da Educação, na 22ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped), em 1999. Nessa reunião, o GT discutiu a temática Contribuições da Psicologia à Educação nos últimos trinta anos, apresentando as contribuições de Rogers, Skinner, Freud, Piaget, Vigotski e Wallon. O trabalho relaciona o encontro da educadora com as várias abordagens teóricas, priorizando apresentar as implicações educacionais da psicogenética walloniana. Finaliza apontando a relação dialética entre Psicologia e Educação, que se alimentam reciprocamente, oferecendo, uma à outra, elementos para melhor compreensão do fenômeno educativo e do ser humano.

Referência(s)
Altmetric
PlumX