Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise da gestão da cadeia de valor da inovação em uma empresa do setor siderúrgico

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2014000100001

ISSN

1806-9649

Autores

Angelo Varandas, Mário Sérgio Salerno, Paulo Augusto Cauchick Miguel,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

A gestão da inovação é um processo estruturado que possibilita que uma organização perceba novas maneiras de criar valor e de antever demandas tecnológicas e mercadológicas. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar como uma empresa do setor siderúrgico realiza a gestão da cadeia de valor da inovação, identificando quais são os fatores adotados para suportar a prática da inovação. Mais especificamente, busca fazer uma análise baseada em um modelo conceitual que representa a cadeia de valor da inovação. Também é diagnosticado se a empresa possui um processo estruturado de desenvolvimento de novos produtos como indutor da inovação e como esse processo se integra com as demais áreas (marketing, produção, engenharia do produto e P&D). Outros aspectos importantes abordados neste trabalho para demonstração das práticas organizacionais e gestão da cadeia de valor da inovação na empresa analisada são: se há um envolvimento da alta administração nesse processo; como as novas ideias se originam, são selecionadas e priorizadas; se o processo de inovação está alinhado com a estratégia da organização; se indicadores de desempenho são utilizados para a gestão da inovação; e se a organização desenvolve modelos de negócios a partir dos projetos de inovação desenvolvidos. A partir dos dados de campo, constata-se preliminarmente que na empresa analisada não existe uma metodologia estruturada para geração de novas ideias, bem como para a difusão dessas ideias em novos modelos de negócios. Assim, essas constatações devem ser aprofundadas em trabalhos futuros.

Referência(s)