Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os objetos da identidade negra: consumo, mercantilização, globalização e a criação de culturas negras no Brasil

2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-93132000000100004

ISSN

1678-4944

Autores

Lívio Sansone,

Tópico(s)

Migration, Ethnicity, and Economy

Resumo

O artigo descreve os itens usados no processo de mercantilização da cultura afro-baiana tradicional e daquela mais moderna. Trata-se de um processo de intercâmbio simbólico e material entre uma versão local da cultura negra, as culturas negras em outras regiões do Atlântico negro e, em época mais recente, a cultura negro-juvenil globalizada. Uma vez mercantilizados, os objetos negros viajam e, com freqüência, viajam muito e para longe. O artigo analisa também as características, as direções e as hierarquias envolvidas nesses intercâmbios entre centros e periferias do Atlântico negro. Baseado em pesquisa em Salvador e no Rio de Janeiro, o texto enfoca os jovens negro-mestiços de classe baixa e, em menor medida, o crescente número de negro-mestiços de classe média.

Referência(s)