
Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental
2002; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2002000300007
ISSN1982-4327
AutoresDâmaris Simon Camelo Borges, Edna Maria Marturano,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoTem sido demonstrada uma relação inversa entre habilidades de solução de problemas interpessoais e comportamentos inibidos ou impulsivos em crianças. Considerando as freqüentes referências a problemas de comportamento em sala de aula, este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do currículo "Eu Posso Resolver Problemas", para desenvolvimento destas habilidades. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31) e Grupo de Comparação (n = 24). As crianças que passaram pelo programa melhoraram seu desempenho na geração de soluções para problemas interpessoais. Os alunos que inicialmente mais se envolviam em conflitos diminuíram sua participação nessas ocorrências ao longo do programa.
Referência(s)