Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental

2002; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2002000300007

ISSN

1982-4327

Autores

Dâmaris Simon Camelo Borges, Edna Maria Marturano,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Tem sido demonstrada uma relação inversa entre habilidades de solução de problemas interpessoais e comportamentos inibidos ou impulsivos em crianças. Considerando as freqüentes referências a problemas de comportamento em sala de aula, este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do currículo "Eu Posso Resolver Problemas", para desenvolvimento destas habilidades. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31) e Grupo de Comparação (n = 24). As crianças que passaram pelo programa melhoraram seu desempenho na geração de soluções para problemas interpessoais. Os alunos que inicialmente mais se envolviam em conflitos diminuíram sua participação nessas ocorrências ao longo do programa.

Referência(s)