Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica

2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132012000200015

ISSN

1980-850X

Autores

Méricles Thadeu Moretti, Célia Finck Brandt, Patrícia Lanzini Franco,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática.

Referência(s)