
O gênero na política: a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 43 Linguagem: Português
10.1590/0104-8333201400430197
ISSN1809-4449
AutoresFernanda Ferreira Mota, Flávia Biroli,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoEste artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros.
Referência(s)