Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impasses éticos na educação hoje

2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 83 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302003000200006

ISSN

1678-4626

Autores

Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

O presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo "doutrina da vida reta" que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.

Referência(s)