FONTES PRIMÁRIAS: SABERES EM MOVIMENTO
1997; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 1-2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-25551997000100016
ISSN1806-9274
AutoresEdson Nascimento Campos, Maria Zilda Ferreira Cury,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo trata as fontes primárias à luz de uma epistemologia que submete a investigação e a pesquisa à ação desconstrutora dos sujeitos: as fontes, por isso, saem da posição de "ponto primacial" para a de "ponto relacional". E, aí, a linguagem se transforma em relação de intertextualidade, pois a contradição marca o sentido da interdependência e, nisso, a significação põe a força da instabilidade na relação do sujeito com o objeto. Este, aliás, aberto à abordagem múltipla do real, integra a relação de interdisciplinaridade, e, assim, vêm surgindo, por exemplo, explicações iluminadoras com as articulações de Educação, Pedagogia, Linguagem, História.
Referência(s)