
A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma licenciatura em matemática
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-73072013000100013
ISSN1980-6248
AutoresRomélia Mara Alves Souto, Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo relata uma pesquisa sobre o perfil do professor egresso do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei e aborda a questão da atratividade da carreira docente entre esses sujeitos, especialmente no magistério na educação básica pública. Professores de Matemática responderam a um questionário com perguntas objetivas e subjetivas e os dados obtidos foram analisados sob aspectos quantitativos e qualitativos. As análises revelaram preocupantes elementos sobre a atratividade e a permanência na docência e apontaram que quase a metade dos licenciados abandonou ou está prestes a abandonar o magistério. Confrontando os dados obtidos com os de outras pesquisas do gênero, chegamos à conclusão de que, até certo ponto, os entrevistados corroboram as estatísticas nacionais. Finalmente, alguns elementos sobre as raízes deste problema e alguns indícios sobre possíveis caminhos de superação são postos à reflexão.
Referência(s)