Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes

2010; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772010000100011

ISSN

1982-5765

Autores

José Días Sobrinho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O texto estabelece um eixo entre as principais políticas de avaliação e as transformações da educação superior brasileira, concebidas e praticadas a partir de 1995, destacando alguns dos efeitos sobre o ensino de graduação. Esse período coincide com os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-...) e a vigência da LDBEN (1996). Após um breve panorama da educação superior brasileira nesse período, serão analisados os principais instrumentos de avaliação praticados no Brasil, com ênfase no Provão e no ENADE, e alguns de seus efeitos no ensino superior. No final, são apresentadas algumas considerações sobre os exames gerais ou de larga escala, com intuito também de apontar suas interferências no ensino.

Referência(s)