
Estudo comparativo do envelhecimento do sistema capilar dos músculos: diafragma e reto anterior do abdome em ratos. Futuro modelo para o estudo de atividade física?
2005; Brazilian Society of Orthopedics and Traumatology; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1413-78522005000400007
ISSN2176-7521
AutoresLuiz Eugênio Garcez Leme, Consuelo Junqueira Rodrigues, Aldo Junqueira Rodrigues, Eurico Thomaz de Carvalho Filho, Mariana Deckers Leme, Tomas Puga Leivas,
Tópico(s)Nutrition and Health in Aging
ResumoNo presente estudo as alterações etárias no sistema capilar foram investigadas nos músculos diafragma e reto anterior do abdome em ratos de 1, 8 e 18 meses de idade. Os padrões de ativação destes músculos diferem em que o diafragma é regularmente mobilizado muitas vezes a cada minuto durante toda a vida do animal, enquanto o reto anterior do abdome, embora mobilizado na respiração seja ativado de maneira muito menos freqüente e regular. As fibras musculares foram pré-incubadas em pH 4,35 e fixadas pelo método de Padykula e Herman para estudar a atividade miofibrilar da ATP-ase, tornando possível a separação das fibras em três grupos: oxidativa lenta (I); glicolítica oxidativa rápida (IIA) e oxidativa rápida (IIB) e a identificação dos capilares ao redor das fibras no mesmo corte. A relação capilar/fibra e a densidade capilar foram obtidas. A análise da relação capilar/fibra e da área entre os dois tipos musculares mostrou padrões diferentes de desenvolvimento capilar, no envelhecimento, das fibras não fatigáveis (I e IIA) do músculo diafragma em comparação com o reto anterior do abdome. Estas diferenças etárias do diafragma e reto anterior do abdome poderiam estar relacionadas à contínua contração diafragmática e poderia vir a ser este um modelo natural de exercício permanente e envelhecimento muscular.
Referência(s)