
Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico
2008; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172008000300017
ISSN1806-9126
AutoresGilvandenys Leite Sales, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, José Aires de Castro Filho, Mauro Cavalcante Pequeno,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física quântica com a utilização do objeto de aprendizagem (OA) chamado Pato Quântico. Este OA representa uma metáfora do efeito fotoelétrico e possibilita o cálculo da constante de Planck. Um estudo foi realizado através de um experimento com estudantes do ensino médio. Como resultado, percebeu-se que a construção ou a manipulação de um modelo não depende exclusivamente de como os alunos dominam a lógica empregada na ferramenta computacional, mas sim do entendimento sobre o fenômeno físico e suas habilidades em relacioná-lo com o objetivo da atividade desenvolvida.
Referência(s)