Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico

2008; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172008000300017

ISSN

1806-9126

Autores

Gilvandenys Leite Sales, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, José Aires de Castro Filho, Mauro Cavalcante Pequeno,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo apresenta resultados relacionados ao desenvolvimento de atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física quântica com a utilização do objeto de aprendizagem (OA) chamado Pato Quântico. Este OA representa uma metáfora do efeito fotoelétrico e possibilita o cálculo da constante de Planck. Um estudo foi realizado através de um experimento com estudantes do ensino médio. Como resultado, percebeu-se que a construção ou a manipulação de um modelo não depende exclusivamente de como os alunos dominam a lógica empregada na ferramenta computacional, mas sim do entendimento sobre o fenômeno físico e suas habilidades em relacioná-lo com o objetivo da atividade desenvolvida.

Referência(s)