Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico

2009; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-81232009000300033

ISSN

1678-4561

Autores

Camomila Lira Ferreira, Katie Moraes de Almondes, Liliane Pereira Braga, Ádala Nayana de Sousa Mata, Caroline Araújo Lemos, Eulália Maria Chaves Maia,

Tópico(s)

Workaholism, burnout, and well-being

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar a ansiedade-traço e a ansiedade-estado de estudantes universitários do ciclo básico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, verificando diferenças entre três grandes áreas de conhecimento, biomédica, humanística e tecnológica, tendo em vista que a entrada na universidade pode se configurar como uma situação ameaçadora que parece sofrer influência das diferentes características de cada uma dessas áreas. Participaram do estudo 158 estudantes, sendo 71 mulheres e 87 homens, com idade média de 20,04 ± 3,37 anos, respondendo uma ficha de identificação e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados demonstram que as médias de ansiedade-traço e ansiedade-estado desses estudantes encontram-se dentro do esperado para essa população, embora a área biomédica seja percebida como a mais ansiogênica, uma vez que apresenta uma densa grade curricular com intensas demandas acadêmicas, o que parece elevar os escores dos estudantes dessa área, em especial os dos homens.

Referência(s)