Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreensão leitora de palavras e frases: elaboração de procedimento avaliativo

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722013000200010

ISSN

1807-0329

Autores

Adriana Marques de Oliveira, Simone Aparecida Capellini,

Tópico(s)

Reading and Literacy Development

Resumo

Este estudo teve por objetivos elaborar o procedimento de avaliação da compreensão de leitura de palavras e frases e caracterizar o desempenho de escolares de 2º ano do Ensino Fundamental neste procedimento. O estudo foi dividido em duas partes: 1) elaboração das provas de avaliação da compreensão de leitura, composta por três provas: compreensão da palavra escrita (CPE), frase (CFE) e frases a partir de figura (CFF) e 2) aplicação das provas elaboradas em 120 escolares distribuídos em: GI, 60 escolares do ensino público municipal e GII, 60 escolares do ensino particular. A prova CPE obteve maior média de acertos, seguida da CFF e CFE para ambos os grupos, pois a figura auxilia no processo de extração do significado tanto da palavra como da frase. O procedimento elaborado, ao identificar as dificuldades inerentes do início do processo de alfabetização, mostrou-se eficaz para avaliar as habilidades iniciais da compreensão da leitura.

Referência(s)