
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/s2358-00892014000100004
ISSN2358-0089
AutoresMarcos César Danhoni Neves, Eloá Dei Tós Germano, Ana C. Neves, Josie Ágatha Parrilha da Silva,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on . Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular.
Referência(s)