
Toma que o aborto é teu: a politização do aborto em jornais e na web durante a campanha presidencial de 2010
2012; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 7 Linguagem: Português
10.1590/s0103-33522012000100004
ISSN2178-4884
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoNa última campanha presidencial brasileira, o tema do aborto se tornou uma peça central no debate político. Tema que articula dimensões políticas e religiosas, públicas e privadas, o aborto foi pauta de fortes debates através das mídias articuladas por meio da internet. O objetivo deste artigo é examinar a circulação de um evento crítico em particular: a notícia de um suposto aborto de Mônica Serra, esposa de um dos candidatos à presidência, entre jornais, blogs, redes sociais e Twitter. O que pretendo é investigar o modo como se articulam estes vários espaços de interação e de veiculação de fatos e versões online e offline a partir de um tema que, tornado peça da luta política, passa a articular de forma crítica as dimensões do público e do privado.
Referência(s)