
Monitoramento de revistas científicas na web com a ferramenta Google Analytics: reflexões a partir da Revista Comunicação & Informação
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português
10.5007/1518-2924.2015v20n42p63
ISSN1518-2924
AutoresJoão de Melo Maricato, Daiane de Brito Fernandes,
Tópico(s)Web visibility and informetrics
ResumoCom a web surgem os indicadores webométricos, análogos aos tradicionais indicadores bibliométricos e cientométricos. Estes podem ser úteis para compreender a popularidade e visibilidade de revistas científicas, subsidiando reflexões gerenciais. Objetiva-se apresentar a ferramenta Google Analytics aplicando-a a Revista Comunicação & Informação, com intuito de compreender sua potencialidade para a obtenção de informações e indicadores. A ferramenta Google Analytics proporcionou a elaboração e visualização de diversos indicadores baseados em visitas realizadas no site da revista e suas inúmeras variáveis (demográficas, tipo de tecnologia, assuntos, temporais), apontando grande potencial para o apoio à gestão e planejamento editorial de revistas científicas.
Referência(s)