
A casa e a câmera: em tempo de compartilhar – análise do narrador de Santiago, de João Salles
2012; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.2237-2423.v0i3p25-43
ISSN2237-2423
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoTrata-se de uma crítica de Santiago, de 2007, filme de João Moreira Salles, que tem por tema sua tentativa fracassada de realizar um documentário sobre seu ex-mordomo, Santiago, em 1992. Proponho uma análise do narrador a fim de interpretar a tomada de consciência do sujeito autoral da obra sobre a desigualdade de poder entre o diretor e o objeto. Tentando uma abordagem que se aproxime da sensibilidade humana requisitada pela obra, compreendo que o filme desenvolve a expressão de uma tragédia epistêmica e social que provoca o dilaceramento da percepção subjetiva, e cuja existência já estava ancorada na relação patrão/empregado sob a qual o cineasta e seu personagem se conheceram e travaram afeto.
Referência(s)