Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre a "concretude" do risco: do realismo epistemológico à ontologia riscológica - para não deixar a peteca cair...

2001; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 17; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0102-311x2001000600028

ISSN

1678-4464

Autores

Luís David Castiel,

Tópico(s)

Occupational Health and Safety Research

Resumo

O objetivo do estudo foi o de avaliar a cobertura policial e a validade dos dados registrados em fichas de pronto-socorro, internacao e nas declaracoes de obito de vitimas de acidentes de transporte terrestre ocorridos em Londrina, Parana, Brasil. Foram estudadas 3.643 vitimas resultantes de acidentes ocorridos no primeiro semestre de 1996, para as quais observou-se um prazo de seguimento de 180 dias para verificar a ocorrencia de obito devido ao acidente. A cobertura policial desses acidentes foi bastante baixa (32,5%) sendo maior para os ocupantes de carro (71,6%) e menor para ciclistas (8,1%) e pedestres (24,8%). A concordância entre as informacoes registradas originalmente e a obtida apos investigacao foi pequena nas declaracoes de obito (coeficiente Kappa 0,10; IC 95%: 0,02-0,17) regular nas fichas de internacao (coeficiente Kappa 0,33; IC 95%: 0,27-0,40) e substancial nas fichas de pronto-socorro (coeficiente Kappa 0,63; IC 95%: 0,61-0,65). Os resultados indicam que os registros policiais subestimam o numero de vitimas por esses acidentes. Sugerem, ainda, ser necessario investir na melhoria da qualidade dessas informacoes, principalmente nos niveis de internacao e obito.

Referência(s)