Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Localização de escolas públicas: síntese de algumas linhas de experiências no Brasil

2004; Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0101-74382004000100006

ISSN

1678-5142

Autores

Nélio Domingues Pizzolato, Ana Gláucia Barros, Fabrício Broseghini Barcelos, Alberto G. Canen,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este artigo relata uma proposta metodológica para localização de escolas públicas em áreas urbanas. A metodologia é subdividida em duas partes que se complementam: a avaliação da atual localização e uma proposta de relocalização. Além da revisão metodológica, o artigo faz uma síntese de cinco estudos feitos em cidades ou regiões brasileiras, quais sejam: Nova Iguaçu, Nilópolis, Niterói, Ilha do Governador e Fortaleza. O estudo destaca a evolução metodológica, desde o uso dos mapas até o emprego de softwares da família SIG (Sistemas de Informação Geográficos), como o ArcView e o GeoRedes. O estudo destaca ainda a importância gerencial de cada um dos cinco estudos.

Referência(s)