
Localização de escolas públicas: síntese de algumas linhas de experiências no Brasil
2004; Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0101-74382004000100006
ISSN1678-5142
AutoresNélio Domingues Pizzolato, Ana Gláucia Barros, Fabrício Broseghini Barcelos, Alberto G. Canen,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo relata uma proposta metodológica para localização de escolas públicas em áreas urbanas. A metodologia é subdividida em duas partes que se complementam: a avaliação da atual localização e uma proposta de relocalização. Além da revisão metodológica, o artigo faz uma síntese de cinco estudos feitos em cidades ou regiões brasileiras, quais sejam: Nova Iguaçu, Nilópolis, Niterói, Ilha do Governador e Fortaleza. O estudo destaca a evolução metodológica, desde o uso dos mapas até o emprego de softwares da família SIG (Sistemas de Informação Geográficos), como o ArcView e o GeoRedes. O estudo destaca ainda a importância gerencial de cada um dos cinco estudos.
Referência(s)