
Mito musicado e música mítica: uma perspectiva antropológica da obra de Richard Wagner
2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2176-6665.2010v15n1p196
ISSN2176-6665
Autores Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoPropõe-se um estudo sobre as relações entre música, sociedade e mito na obra de Richard Wagner, destacando a importância do mito e da música como linguagens de interpretação da cultura e a difusão que a obra wagneriana proporcionou à mitologia germânica na cultura ocidental. Destarte, menciona o antropólogo Anthony Seeger, interpretamos a música como um elemento-chave do processo de construção do mundo social e conceptual, sendo o estudo da performance, uma análise figurativa da vida social. Embora coexistam diversas ideologias em cada mito, alvitra-se uma discussão a respeito dos subsídios que a ópera Tristão e Isolda, em especial, conferiu à ideia de mito, inserindo-se aqui valores percebidos tanto na sociedade do século XIX quanto na atual.
Referência(s)