Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mito musicado e música mítica: uma perspectiva antropológica da obra de Richard Wagner

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/2176-6665.2010v15n1p196

ISSN

2176-6665

Autores

Maria Raquel da Cruz Duran,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Propõe-se um estudo sobre as relações entre música, sociedade e mito na obra de Richard Wagner, destacando a importância do mito e da música como linguagens de interpretação da cultura e a difusão que a obra wagneriana proporcionou à mitologia germânica na cultura ocidental. Destarte, menciona o antropólogo Anthony Seeger, interpretamos a música como um elemento-chave do processo de construção do mundo social e conceptual, sendo o estudo da performance, uma análise figurativa da vida social. Embora coexistam diversas ideologias em cada mito, alvitra-se uma discussão a respeito dos subsídios que a ópera Tristão e Isolda, em especial, conferiu à ideia de mito, inserindo-se aqui valores percebidos tanto na sociedade do século XIX quanto na atual.

Referência(s)