
Real versus ficção: criança, imagem e regimes de credibilidade no cinema-documentário
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982010000300007
ISSN1982-6621
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO objetivo deste artigo é discutir a organização imagética do gênero documentário a partir de dois materiais que colocam em evidência a imagem da criança: Promessas de um Novo Mundo (2001), de Justine Shapiro e B. Z. Goldberg, e Nascidos em Bordéis (2004), de Ross Kauffman e Zana Briski. O que importa aqui é trazer para a educação um debate contemporâneo sobre as imagens que nos cercam cotidianamente, especialmente quando têm como mote a narrativa sobre a infância. Assim, num primeiro momento, são apresentados alguns elementos da constituição dessa linguagem específica. Em seguida, passase à análise dos filmes em questão e, em especial, à forma como são dadas as relações de veracidade a partir das imagens e da construção das respectivas narrativas. Paralelamente a isso, discutese, mais amplamente, sobre imagens que nos fazem pensar na medida em que colocam, lado a lado, crianças, abandono, miséria e morte.
Referência(s)