Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem: perspectiva de uma práxis transformadora

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1983-14472010000300021

ISSN

1983-1447

Autores

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Fabiane Ferraz, Mônica Motta Lino, Vânia Marli Schubert Backes, Sandra Márcia Soares Schmidt,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo estimular os leitores a repensar o papel da educação permanente dos sujeitos-trabalhadores da saúde e de enfermagem na perspectiva do desenvolvimento individual e coletivo, por meio da práxis transformadora. Procurou-se fazer uma articulação reflexiva dos princípios da práxis transformadora apresentada pelo filósofo Adolfo Sánchez Vázquez com os preceitos de educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem. Tal articulação apresenta uma concepção educativa em prol da conscientização dos sujeitos-trabalhadores sobre as distintas contribuições pessoais, sociais, relacionais e institucionais que podem advir das diferentes formas de perceber e exercer a educação permanente em saúde e no trabalho da enfermagem.

Referência(s)