
Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado
2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 80 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302002008000018
ISSN1678-4626
AutoresAlícia Bonamino, Silvia Alicia Martínez,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental a partir de uma dupla perspectiva. Explicita como a questao curricular se colocou internamente ao plano politico-institucional, enfatizando as relacoes que se estabeleceram entre o Conselho Nacional de Educacao (CNE) e o Ministerio da Educacao e do Desporto (MEC) em torno da proposta dos PCNs e da definicao de diretrizes curriculares para o ensino fundamental. Tambem coteja as proposicoes mais gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos PCNs, visando a oferecer elementos para a compreensao das nuancas politicas implicadas nas duas elaboracoes curriculares. Como consequencias destas analises, o texto explicita a mutua omissao que caracterizou as relacoes entre o MEC e o CNE.
Referência(s)