Artigo Acesso aberto

Modernização administrativa e gestão da qualidade: um estudo empírico nos municípios portugueses

2008; Coimbra University Press; Issue: 27 Linguagem: Português

10.14195/2183-203x_27_4

ISSN

2183-203X

Autores

Patrícia Moura e Sá, Olívia Fernandes Sintra,

Tópico(s)

Quality and Supply Management

Resumo

Os esforços de Modernização Administrativa têm-se norteado por objectivos de simplificação, eficiência e transparência, no sentido de prestar melhores serviços aos cidadãos. Abordagens de Gestão da Qualidade, centradas em princípios de enfoque no cliente, envolvimento e melhoria contínua, têm vindo a ser encaradas como um veículo para alcançar essas metas. Neste estudo, com dados de 115 municípios portugueses, é feita uma avaliação do estado de implementação de um conjunto de aspectos da Modernização Administrativa e analisada a sua relação com a adopção de referenciais da qualidade. Os resultados permitem afirmar que existem aspectos consagrados em Lei ainda não totalmente implementados e também que os municípios que adoptam a Gestão da Qualidade e, em particular, têm serviços certificados são aqueles em que a Modernização Administrativa está mais avançada, nomeadamente quanto às iniciativas de Governo Electrónico.

Referência(s)