Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Em busca de um diálogo entre Plano Nacional de Educação (PNE), formação de professores e multi/interculturalismo

2013; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 21; Issue: 79 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362013000200005

ISSN

1809-4465

Autores

Aline Cleide Batista, Paulo Melgaço da Silva, Ana Canen,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar como as propostas multi/interculturais estão refletidas no texto do PNE 2011-2020. Argumentamos que uma educação multi/intercultural pode contribuir para a construção de uma educação que valorize e reconheça as múltiplas culturas presentes no cotidiano e, sobretudo, promover uma interrelação entre as diferentes identidades culturais. Defendemos a relevância desta análise, apoiados em argumentos a partir de autores que nos mostram a centralidade da cultura em nossos tempos. Com isso, destacamos como se dá a expansão dos determinantes associados à cultura a partir da segunda metade do século XX, e como ela tem assumido uma posição central na vida dos sujeitos, em processos globais de formação e mudança. Por isso, torna-se de fundamental importância refletir como o PNE (Plano Nacional de Educação) está incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo, principalmente aquelas relativas à formação de professores/as. Concluímos, reconhecendo que é essencial que os cursos de formação docente inicial e continuada desenvolvam as discussões sobre o multi/interculturalismo, no horizonte de uma educação crítica, para a superação de desigualdades, exclusões sociais, preconceitos e modelos hegemônicos monoculturais de educação.

Referência(s)