Evolução do Sistema de Franquias no Brasil
2012; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/remark.v11i1.2261
ISSN2177-5184
AutoresAloisio Soares Lima, Rosemar Martins Luna, Ana Rosa de Sousa,
Tópico(s)Business Strategy and Innovation
ResumoA cada ano cresce no Brasil o interesse pelo sistema de franquias, e para continuidade de uma boa relao entre as partes em longo prazo, o controle do franqueador sobre as possveis fontes de conflito parece ser fator relevante. Neste trabalho teve-se como objetivos verificar as vantagens do sistema de franquia, verificar os nveis de satisfao de franqueadores e franqueados em relao ao sistema de franquia e tambm demonstrar as diferenas nos aspectos legais dos sistemas de licenciamento e franquia. A pesquisa foi executada em trs etapas. Inicialmente, foram levantados dados do setor que tm demonstrado o grande avano do segmento na economia brasileira. Na sequncia, uma comparao dos sistemas de franquia e licenciamento tambm foi realizada. Por fim, foram selecionados e aplicados questionrios s empresas franqueadoras atravs de e-mails e em seguida, s unidades franqueadas. A amostra foi composta por 45 empresas franqueadoras em seis segmentos distintos e 270 unidades franqueadas. A partir da anlise de dados foram identificadas caractersticas do relacionamento das partes, especialmente aquelas associadas ao valor da marca, gesto de marketing, comunicao intra-rede e satisfao com o investimento na franquia empresarial. Percebeu-se relativa associao entre o segmento de atuao do franqueado e o respectivo nvel de satisfao, bem como a associao com o tempo de operao do negcio. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2261
Referência(s)