
A história da derivada de Mariana: uma experiência didática
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 26; Issue: 42b Linguagem: Português
10.1590/s0103-636x2012000200001
ISSN1980-4415
AutoresRoberto Ribeiro Baldino, Aline Schröpfer Fracalossi,
Tópico(s)Mathematics Education and Teaching Techniques
ResumoNeste artigo introduzimos o conceito de derivada como quociente de infinitésimos através de uma história para crianças e adultos. Incluímos o relato da compreensão, da história e do conceito, demonstradas por duas meninas, uma de 10, outra de 12 anos. Segue uma breve apologia em favor do uso dos infinitésimos no ensino de cálculo e com a descrição do contexto de uma sala de aula de cálculo para calouros, onde essa história foi aplicada como ficha de trabalho. Lançamos um repto aos professor de cálculo e autores de livros textos: produzam algo igualmente acessível para apresentar o conceito de derivada pela via dos limites.
Referência(s)