Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Indicadores do desenho urbano e sua relação com a propensão a caminhada

2014; SciELO; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s2238-10312014000300004

ISSN

2238-1031

Autores

André Ricardo Prazeres Rodrigues, Josefina Flórez, D. Frenkel, Licínio da Silva Portugal,

Tópico(s)

Transportation Planning and Optimization

Resumo

A viagem a pé envolve certas condições frequentemente denominadas como caminhabilidade, observando-se vários estudos que buscam estabelecer, não só os fatores que interferem nela como os indicadores usados para medi-la. Um destaque vem sendo dado ao ambiente construído e, em particular, ao desenho urbano, que configura a rede de caminhos. A configuração desta rede, sua densidade e conectividade afetam os tempos, a continuidade dos deslocamentos a pé, bem como o número de itinerários alternativos. A partir da revisão da bibliografia e dos índices disponíveis na Teoria dos Grafos, estabelecem-se os indicadores mais adequados para representar o desenho urbano e para investigar a influência da configuração da rede de caminhos na propensão a caminhada. Conceitualmente, indicadores derivados dos ciclos tendem a melhor explicar a conectividade. Sugere-se ainda, de forma exploratória, uma escala, baseada em indicadores de fácil obtenção, que expresse o potencial de uma dada área favorecer as viagens a pé, de acordo com tal configuração. Essa escala pode contribuir para a escolha de áreas para a implantação de Polos Geradores de Viagens orientados aos pedestres.

Referência(s)
Altmetric
PlumX