Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudos culturais, educação e pedagogia

2003; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 23 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782003000200004

ISSN

1809-449X

Autores

Marisa Vorraber Costa, Rosa Hessel Silveira, Luís Henrique Sommer,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Apresenta amplo panorama sobre o surgimento, a constituição e o desenvolvimento dos Estudos Culturais como área multifacetada de estudos que concebe a cultura como campo de luta e arena política. Suas conexões e embates com os marxismos, os feminismos e sua oposição ao racismo são focalizados, bem como suas aproximações e cruzamentos, com vertentes teóricas e tendências metodológicas. Apresenta um esboço do seu desenvolvimento na América Latina, com especial ênfase à identificação das temáticas mais abordadas e dimensões mais freqüentemente polemizadas. Ressalta, nesse caso, sua profunda imersão em questões culturais do continente, tais como a tensão local-global, a hibridação de identidades, as audiências, dentro de uma crescente multiplicidade temática. A partir do panorama desenhado, são discutidas as relações entre Estudos Culturais, educação e pedagogia, exemplificando-se com um breve esboço da pluralidade de trabalhos já realizados em nosso país dentro desse campo, assim como através de uma reflexão específica sobre a articulação entre os Estudos Culturais e a escola.

Referência(s)