
Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 33; Issue: 91 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622013000300007
ISSN1678-7110
AutoresRosane da C. Vargas, Beatriz Vargas Dorneles,
Tópico(s)Reading and Literacy Development
ResumoEste estudo de caso investigou se crianças surdas, filhas de pais surdos, estão em vantagem para aprender conceitos numéricos comparados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Comparamos a resposta à intervenção de duas crianças de 6 anos de idade: um menino sinalizante nativo e uma menina que entrou em contato com a língua de sinais a partir dos 2 anos de idade. Ambos participaram de uma intervenção breve projetada para melhorar a compreensão da composição aditiva e o uso de procedimentos econômicos de contagem na resolução de problemas. Contrariamente às nossas expectativas, as crianças alcançaram níveis semelhantes no uso de procedimentos de contagem, na compreensão aditiva do número e também no aumento do campo numérico.
Referência(s)