Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

HOTELARIA HOSPITALAR - NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM AO CLIENTE

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5380/ce.v18i3.33576

ISSN

2176-9133

Autores

Janice Gulin Barbosa, Patrícia Leite de Meira, Ana Maria Dyniewicz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A atividade de hotelaria representa parte da ação curativa ou de reabilitação de pacientes. Tal é sua importância que serviços formais desta natureza passaram a fazer parte de organograma em setores públicos ou privados. O desafio dos gestores é romper o paradigma de bom atendimento ao paciente, dentro da estrutura disponível do hospital, para a vantagem competitiva de oferecer serviços de apoio e específicos que promovam conforto, segurança e acolhimento no período de internação. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do Serviço de Hotelaria Hospitalar de um hospital público infantil que passa por este momento de transição. Descreve-se como está estruturado hierarquicamente o Serviço e as atribuições da gestora nas dimensões gerencial; supervisão e assessoria e educacional. Conclui-se que é um Serviço paulatinamente valorizado, adaptando-se os pressupostos da hotelaria clássica, sensibilizando as equipes de saúde aos seus propósitos e atendendo às necessidades de clientela cada vez mais exigente.

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