
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
2008; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 32; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022008000400005
ISSN1981-5271
AutoresAlessandro de Moura Almeida, Almir Galvão Vieira Bitencourt, Nedy Maria Branco Cerqueira Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Neves, Marina da Rocha Lordelo, Kleuber Moreira Lemos, Geila Ribeiro Nuñez, Marcelo Campos Barbetta, Rodrigo Abensur Athanazio, Antônio Nery-Filho,
Tópico(s)Patient Dignity and Privacy
ResumoOBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.
Referência(s)