Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores

2007; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572007000100007

ISSN

2175-3539

Autores

Ana Mercês Bahia Bock,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

A adolescência tem sido tema de interesse na sociedade e, conseqüentemente, a Psicologia tem dedicado a ela espaço importante, tanto no campo da Psicologia do Desenvolvimento quanto nas áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Social. Livros, revistas e publicações têm sido produzidos para levar aos pais e educadores um saber mais técnico sobre a adolescência. O interesse de nosso estudo se colocou exatamente na concepção de adolescência apresentada nestas publicações e se propôs a uma análise crítica, indicando as conseqüências de concepções naturalizantes, tanto na prática educativa quanto na fragilidade das políticas públicas neste setor. Com base na perspectiva sócio-histórica em Psicologia, pretendeu-se contribuir para a divulgação e desenvolvimento de uma concepção de adolescência como produção social, indicando possibilidades de novas práticas e subsídios para a construção de políticas públicas para a juventude, levando-se em consideração a adolescência a partir de sua natureza histórica.

Referência(s)