
Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira
2009; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572009000100020
ISSN2175-3539
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
Resumo&RQVWLWXLXPYHUGDGHLURGHVD?RDQDOLVDUDVGLIHUHQWHVpossibilidades por meio das quais uma ciencia particular ou XP JUrPLR SUR?VVLRQDO SRGHP H[SUHVVDU FRPSURPLVVRVcom uma realidade social. No caso da Psicologia Escolar e Educacional e dos psicologos que trabalham nos contextos educativos, seu compromisso com a educacao brasileira pode evidenciar-se de diferentes formas, porem dados os limites de este espaco, me centrarei no aspecto que considero central: o compromisso dos psicologos com a transformacao dos processos educativos, com a efetivacao das mudancas necessarias que demanda a melhoria da qualidade da educacao no pais.(PUHODomRjIRUPDHPTXHWHQKRIRUPXODGRRTXHconsidero ser o compromisso essencial dos psicologos com a educacao brasileira, parece-me importante esclarecer dois aspectos: por uma parte a enfase nos psicologos mais do que na Psicologia e por outra os diferentes niveis nos quais RVSVLFyORJRVSRGHPFRQWULEXLUjPHOKRULDGDTXDOLGDGHGDeducacao brasileira. Ja em um trabalho anterior (Mitjans Martinez, 2003a) salientava a importância de discutir a nocao de compromisso social GHYLGRDTXHRVLJQL?FDGRTXHDWULEXtPRVDHVVDnocao e o sentido que tem para cada um dos que fazemos psicologia torna-se altamente diferenciado em funcao de nossa formacao , nossa ideologia , nossos contextos de constituicao e de atuacao e de outros muitos fatores. Compromisso social, da mesma forma do que acontece com os conceitos de etica e cidadania constitui um desses conceitos que com frequencia de tanto ser utilizados com acepcoes e sentidos diferentes correm o risco de representar palavras vazias cujo real alcance quando utilizadas escapa jQRVVDFRPSUHHQVmR¬VYH]HVLQFOXVRIRUPDPSDUWHGHuma especie de modismo que as coloca como parte de um discurso politicamente correto porem que pouco tem a ver com as praticas sociais reais de quem as utiliza. Nesse trabalho tambem analisava quem o sujeito do FRPSURPLVVRVRFLDORFRPSURPLVVRVRFLDOpGDSVLFRORJLD2XpGRVSVLFyORJRVeR corpus articulado de conhecimentos representado pela psicologia como ciencia particular quem se compromete socialmente ou sao os psicologos, ou seja, os produtores desses conhecimentos, e os que os utilizam QDVVXDVSUiWLFDVSUR?VVLRQDLVHVSHFt?FDVChamava, na epoca, a uma discussao dessas questoes e personalizava o compromisso social nos psicologos na sua condicao de sujeitos por considerar que sao os individuos com sua acao, seja no fazer ciencia, seja na utilizacao dela nos diversos contextos nos quais trabalha, os que efetivamente expressam de uma ou outra forma (ou nao!!), seu compromisso com a transformacao da realidade social. Considero que personalizar o compromisso nos individuos resulta tambem importante porque contribui para DQHFHVViULDUHAH[mRLQGLYLGXDOGRTXHSUR?VVLRQDOPHQWHse faz e com que objetivo se faz, elemento importante na producao de novos sentidos subjetivos
Referência(s)