
Comunicação: interação emissão/ recepção
2002; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Issue: 23 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v0i23p7-15
ISSN2316-9125
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA autora discute a importância da comunicação, como ela é um processo mediado pela cultura e pela realidade de cada receptor, mostrando que, portanto, o receptor não é um mero reprodutor das informações veiculadas pelos meios de comunicação, sejam eles quais forem. Mostra como a comunicação só se dá num processo de interação, no qual a circulação das formas simbólicas pressupõem um campo comum de significados. Cresce portanto, a importância e a responsabilidade daqueles que estão no pólo da produção das mensagens, incluindo aí a escola, enquanto responsável pelo amadurecimento intelectual e crítico das novas gerações. Deste prisma, a autora apresenta os artigos de Comunicação & Educação, propondo uma leitura baseada nas preocupações em destaque na primeira parte do artigo.
Referência(s)