Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação inclusiva e alunos com transtorno mental: um desafio interdisciplinar

2011; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 27; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722011000400004

ISSN

1806-9770

Autores

Antonio Carlos Gonsales Sanches, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Esse estudo possui seu enfoque nas representações sociais das famílias dos alunos com diagnóstico de Transtorno Mental, frente à perspectiva de sua inclusão em classe comum da rede de ensino e, matriculados em Programa de Educação Especial no município de Indaiatuba, cujo objetivo central era a política sociopedagógica da inclusão. Realizaram-se dois estudos de casos, de natureza descritiva, a partir de entrevistas semi-estruturadas e gravadas, com duas mães com filhos nessa condição. Nos depoimentos, as mães revelaram que os profissionais de educação e saúde passam ao largo das proposições da Educação Inclusiva e, sobretudo, não há discussões intersetoriais e complementaridade de ações que facultam ao aluno o direito de que sua existência-sofrimento seja minimizada e ampliados os contextos sociais inclusivos.

Referência(s)