Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A dinâmica da aprendizagem gerencial em um hospital

2004; SciELO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1676-56482004000200014

ISSN

1676-5648

Autores

Liege Viviane dos Santos de Moares, Maria Aparecida da Silva, Cristiano J. C. A. Cunha,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Embora incipiente no Brasil, a pesquisa sobre a aprendizagem gerencial tem contribuído para a criação de sistemas mais efetivos em ajudar executivos a aprender. Este artigo apresenta as descobertas de um estudo de caso realizado com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem gerencial dos executivos de uma organização hospitalar. Assumindo os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, especialmente da Grounded Theory, oito categorias emergiram da pesquisa de campo: contexto de aprendizagem, sentimentos relacionados à aprendizagem, conteúdos de aprendizagem, formas de aprendizagem, fatores que facilitam a aprendizagem, fatores que dificultam a aprendizagem, resultados da aprendizagem e recomendações. O estudo concluiu que a aprendizagem gerencial: transcende à classificação formal e informal; não se restringe ao domínio instrumental de conhecimento; media-se pelo contexto organizacional e social; e pode ocorrer pela mudança de consciência.

Referência(s)