Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivação para organizar e compartilhar informação na Web 2.0

2013; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-99362013000200007

ISSN

1981-5344

Autores

Hercules Pimenta dos Santos,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

Por meio do presente artigo, propomos conhecer e refletir sobre as recentes possibilidades de organização, representação e recuperação da informação proporcionada pelo advento da Web 2.0, tratando, aqui, especificamente, do uso da etiquetagem e da folksonomia. Buscou-se explorar representações conceituais e pretendeu-se compreender as potencialidades destes conceitos baseados em sistemas virtuais de organização e representação informacional. Assim, buscou-se refletir sobre o que leva os usuários a executar a etiquetagem dos recursos da Web e analisar como essa motivação se relaciona com o objetivo de recuperação da informação. A pesquisa apoiou-se em uma investigação teórica, com revisão de literatura sobre indexação, usuários e esquemas de representação do conhecimento na Internet. Geralmente, o que determina a utilização da etiquetagem varia entre as pessoas e os sistemas utilizados. Não é sempre que as etiquetas são atribuídas com o intuito de terem audiência e, por vezes, o que se quer é organizar os próprios dados. Entende-se, por meio deste estudo, que cada indivíduo representa um caso que requer atenção específica. Não é possível estudar, um a um, todos os grupos e perfis de usuários da informação. Faz-se necessário reunir grupos com características similares.

Referência(s)