
A INTERSEÇÃO MÍDIA RELIGIOSA E MERCADO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE SIGNOS BÍBLICOS PELOS EVANGÉLICOS
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/rt.v3i1.37688
ISSN2317-3688
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoUm fenômeno que tem marcado as práticas das igrejas evangélicas no Brasil na contemporaneidade é a aplicação, em contextos diversos, de signos do Antigo Testamento bíblico tais como (a) a menção de imagens em canções, como as de Sião, trono, Senhor dos Exércitos, Santo dos Santos, entre outros; (b) a nomeação de "levitas" como as pessoas encarregadas da liderança musical nas igrejas; (c) o uso de instrumentos de som judaicos ("shofar") ou a decoração de altares com a estrela de Davi e candelabros; (d) o destaque ao Rei Davi como modelo a ser seguido; até a prática de estabelecimentos de "votos" (promessas) que implicam assumir comportamentos atribuídos a personagens do Antigo Testamento, como os "gaditas". Este é um fenômeno em ascensão e um olhar atento sobre ele aponta para um atrelamento deste desenvolvimento à estreita relação entre mídia religiosa e ideologia do mercado.
Referência(s)